- Área: 28000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:W Workspace
-
Fabricantes: AGC, FRAMETEK, Jotun, MIWALOCK
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das mais tranquilas de Phuket, a praia de Mai Khao é bastante reservada. O projeto conta com residências de alto acabamento, eficientes ao máximo em suas vendas, mas mantém características que celebram a arquitetura contemporânea.
A cidade de Phuket na Tailândia é célebre por um estilo arquitetônico particular conhecido como Luso-Chinês, com influências na disposição e elementos arquitetônicos de ambas nacionalidades presentes nas tradicionais casas do centro histórico deste antigo porto de comércio, antes do turismo ser a principal fonte de renda.
O estilo é traduzido em um 'vocabulário' contemporâneo como ferramenta para a abordagem arquitetônica. Ao desenvolver este vocabulário, o desenvolvimento do projeto incorporou o conceito de espaço a partir da casa tradicional neste projeto em muitas escalas.
A arquitetura é demarcada por gestos simples e nobres. Apesar de seu abundante volume massivo, os vazios das unidades possuem todo o pé direito livre, e ao recuar elementos horizontais, o plano parece mais fino, graças à sombra que projeta.
Sua expressão arquitetônica foi desenhada e produzida por um material que compõe a fachada, utilizado para criar a camada externa do edifício. Esta envoltória também atua como filtro para privacidade e membrana de sombra. As colunas externas compõem outro elemento, com inspirações nas árvores de pinus existentes no terreno, se tornou uma função arquitetônica.
O saguão de entrada é desenhado a ser aberto e conectar com a paisagem e também permanece enquanto essência do resort.
Neste saguão de entrada, o elemento da fachada é intercalado com o tecido interno, que então cobre este espaço.
A implantação do projeto foi delimitado para criar um espaço central às edificações, que abriga um jardim, espelhos d'água e bancos, enquanto que a área de academia está enterrada no solo para não obstruir as vistas do mar.
As unidades de frente para a orla têm acesso à piscina a partir dos decks de estar, exemplificando que os quartos mais luxuosos deste projeto estão no térreo.
O pátio aberto central é projetado para abrigar equipamentos recreativos e espaços de estar mais reservados, sem comprometer as vistas.
Os jardins possuem papel fundamental neste projeto, estimulando a arquitetura a se integrar com o ambiente.
Este projeto assume o estilo arquitetônico tradicional do passado e o reinterpreta para se adequar ao novo programa, suas necessidades e restrições.